Educação Online

O Processo de Bolonha e o Trabalho Pedagógico em Plataformas Digitais: Possíveis Implicações

            O processo de Bolonha, tendo como diretriz principal a harmonização do sistema europeu de ensino superior, veio alterar um pouco o paradigma do ensino passando de um modelo passivo baseado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências.
            Este foi um processo iniciado em 1998, onde pela primeira vez foi apresentada a vontade de harmonização do sistema europeu do ensino superior. O processo de Bolonha tem crescido e evoluído tendo como principais metas a consolidação do sistema através da mobilidade, competitividade e colaboração no espaço europeu. Tem também como característica o estudante como centro na sua aprendizagem ao longo da vida, a criação de novas oportunidades tendo em conta a diversidade sócio cultural, a certificação de competências e a transparência na regulação do sistema.
Contudo há quem aponte alguns aspetos críticos ao processo, sendo um deles o desenvolvimento de políticas educativas que se afastam de princípios democráticos e de representatividade, e outro que aponta para a deslocalização da formação das políticas de educação para entidades supranacionais, deixando os estados de ter controlo sobre a situação.
Tendo em conta aquilo que aponta o processo de Bolonha no que diz respeito à transição de um ensino transmissivo em que o professor tinha o papel principal, para a valorização do processo de aprendizagem, sendo o aluno o elemento central e ativo na construção dos seus conhecimentos. E sabendo ainda que essas mudanças também se irão dar no aspeto social tornando a educação mais inclusiva, este é um quadro que propicia a mudanças na organização e nos currículos do ensino superior.
Várias são as teorias sobre a utilização das plataformas digitais como estratégia para o ensino, atribuindo um papel ativo ao estudante, contribuindo para o aumento da oportunidade de acesso e melhoria da qualidade do ensino.
Apesar das dificuldades existentes na utilização das plataforma digitais, tais como, a gestão do tempo para alunos e docentes e as dificuldades técnicas de adaptação às novas tecnologias, muitas também são as vantagens da utilização destas no que diz respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem, ao aumento da interação pessoal, ao controlo das fontes de informação, à quebra do limite do espaço da sala de aula e do tempo levando a uma gestão mais eficiente deste, à melhoria do processo de ensino e do trabalho dos docentes como mediadores deste mesmo processo.

Bibliografia:
Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso – Portugal, cap. I.

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